top of page

Será que você está na profissão certa?

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Uma hora ou outra todo mundo se pergunta se escolheu a profissão certa.
Uma hora ou outra todo mundo se pergunta se escolheu a profissão certa.

Às vezes, quando já temos anos de carreira, a gente até se pergunta: “Como teria sido a minha vida se eu tivesse ido pra uma profissão diferente?”. Essas fantasias fazem parte da vida e são um bom exercício pra nossa imaginação.

 

Mas se você percebe que passa a maior parte do tempo desejando estar em outro trabalho ou profissão, é hora de ligar o sinal de alerta: parece que você encontrou uma incompatibilidade entre você e a sua atuação profissional.

 

Esse incômodo que você está sentindo, pode estar ligada ao seu trabalho atual (ou seja, às atividades que você faz e ao ambiente em que você trabalha hoje) ou a sua profissão em geral (ou seja, à área do conhecimento com que você lida).

 

Pra cada um desses casos, você precisa tomar cuidados diferentes. Se o problema é o trabalho atual, você pode encontrar outras formas de atuar nessa profissão. Se o problema é com a profissão em si, aí é hora de pensar em outros caminhos profissionais.

 

Importante dizer que uma incompatibilidade dessas não significa necessariamente que lá atrás você fez uma escolha mal feita. Pode ser que os seus interesses e desejos tenham mudado, simplesmente. E isso é muito natural, apesar de a sociedade fazer parecer que mudanças profissionais são um sinal de fracasso.

 

Se seu estômago dói só de pensar em fazer uma mudança profissional (seja pequena ou grande), acho que você vai gostar desse outro texto aqui, em que eu explico que nenhuma escolha profissional é eterna.

 

Eu não concordo que mudanças são um sinal de fracasso, nem que invalidam suas escolhas anteriores - e você pode ter certeza que vou te apoiar em qualquer mudança profissional que você precise fazer na sua vida. Já posso começar te ajudando a entender esse incômodo profissional?

 

A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) te ajuda a identificar se a incompatibilidade que você está sentindo é com o seu trabalho atual ou com a sua profissão de forma geral.

 

Com ela, você descobre se você escolheu bem sua profissão, se o seu trabalho atual está te fazendo mal ou se (felizmente) você está encontrando espaço pra se desenvolver na sua profissão. Com o processo de OPC, eu te mostro quais são os próximos passos que você precisa dar e quais cuidados você precisa ter de agora em diante.

 

Se interessou pelo atendimento de Orientação Profissional de Carreira? Você pode agendar uma conversa comigo é só clicar aqui.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page