Qual a importância de definir critérios para a escolha profissional?
- gisellylira
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Definir critérios para as escolhas profissionais ajuda o jovem a entender o que gosta e valoriza, trabalhando seu autoconhecimento. Além disso, amplia a reflexão sobre suas expectativas em relação ao futuro profissional, ou seja, o que espera obter com a carreira.
Durante o trabalho de orientação, a definição dos critérios para escolhas profissionais serve também para a identificação de profissões ou ocupações relacionadas aos critérios. A escolha dos critérios guia a pesquisa sobre a realidade das profissões consideradas interessantes pelo jovem.
Isso porque além da falta de autoconhecimento, uma das barreiras para a escolha da profissão é a falta de conhecimento a respeito das profissões. Apesar de acreditamos saber a respeito delas, muitas vezes esse conhecimento é fantasioso ou incompleto. Muitos adolescentes não sabem o que de fato faz um determinado profissional e como é sua rotina.
Esse desconhecimento se revela inclusive a respeito das profissões já escolhidas ou de interesse, especialmente quando se considera que as informações colhidas ao longo da vida sobre as profissões se baseiam em impressões vagas formadas por “ouvir dizer” ou por meio de filmes e séries, que tendem a romantizar a atuação dos profissionais.
Exemplo da falta de critério para escolhas profissionais:
Por exemplo: é bastante comum o interesse no curso de Direito baseado no entendimento da profissão por meio de estereótipos televisivos em que advogados fazem discursos apaixonados nos tribunais.
O problema é que a maior parte do tempo do profissional é gasta com o estudo de precedentes jurídicos para sustentar as causas dos clientes. Além disso, a redação de petições e outros documentos que serão avaliados pelos juízes também ocupa boa parte da rotina.
Assim, embora possa haver idas ao tribunal, o formato do trabalho não é igual aos filmes e séries. A maior parte do trabalho é feita nos bastidores, exigindo boa capacidade argumentativa de escrita, além de disposição para a pesquisa em documentos escritos.
É por isso que o estabelecimento de critérios para escolhas profissionais durante a orientação é uma oportunidade para auxiliar o jovem em suas pesquisas sobre a realidade profissional, corrigindo, esclarecendo e ampliando as informações sobre cada profissão considerada.
E você, já refletiu sobre isso? Já sabe como esses critérios se relacionam com a sua identidade profissional e personalidade vocacional? Para saber mais sobre esse assunto, confira o conteúdo da semana que vem sobre como sua personalidade influencia suas escolhas profissionais.
Para compreender como estes critérios podem se alinhar com sua escolha de profissão ou com os novos passos em sua carreira, entre em contato!
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198
(21) 98805-5661
Comments