Até as pessoas mais confiantes se deparam com o medo diante da escolha profissional. Afinal, as conseqüências de uma escolha profissional “mal feita” podem ser desastrosas.
Porém, tudo que passa na nossa cabeça e que nos faz sentir medo, é o que a gente IMAGINA que vai acontecer. E a realidade, muitas vezes, é bem diferente. Por isso, diante desses pensamentos, se pergunte: qual é a chance real dessa situação acontecer? E se, o pior cenário acontecer, o que eu posso fazer diante disso? Seguem duas reflexões para te ajudar:
1 - A primeira reflexão importante é: você não está sozinho! É normal ter dúvidas sobre qual profissão seguir, é normal se sentir angustiado. Afinal, se trata de uma das escolhas mais importantes da sua vida. O que não pode acontecer, é esse medo de te paralisar. Caso isso aconteça, é hora de buscar ajuda profissional.
2- A segunda reflexão importante é: nenhuma escolha é eterna! Nem pessoal, e muito menos profissional. Estamos sempre em construção e em movimento. É claro que todas as profissões terão lados positivos e negativos, mas se o lado negativo estiver pesado demais, pode estar na hora de trocar de rota.
Espero que essas reflexões te ajudem, caso você esteja passando pelo momento de escolha profissional.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/2198
Comments