Você pode estar olhando para o CURSO e não para a PROFISSÃO.
Veja se isso está acontecendo com você.
Se você fosse fazer uma viagem, o que escolheria primeiro: o DESTINO ou o TRANSPORTE? Em situações normais, seria o destino, para onde ir. Depois você definiria qual o meio de transporte mais adequado para chegar. Concorda?
Nos meus atendimentos, em algumas escolas e famílias, tenho percebido que está se pensando primeiro na IMPORTÂNCIA do CURSO, para depois refletir junto com os filhos sobre PLANEJAR o FUTURO que se quer viver (PROFISSÃO).
Quando você escolhe uma profissão, está definindo o futuro que você quer viver, onde você quer chegar, quem você quer ser (DESTINO). Depois disso, você precisa decidir qual o modo de chegar até aquela profissão escolhida (TRANSPORTE), ou seja, qual a formação necessária para se tornar profissional.
Você analisa o curso é mais indicado para começar naquela profissão, se precisa ser uma graduação, se basta um curso livre ou um curso técnico etc, logo, o CURSO, é escolhido DEPOIS da profissão e não, o contrário.
É somente depois de definir que lugar é esse que você quer chegar, que profissional você quer ser, que atividades deseja realizar, qual gostaria que fosse sua rotina de trabalho; é que é possível você começar a pesquisar, explorar quais as opções de CURSO podem te ajudar a construir o caminho até a PROFISSÃO escolhida.
E aí, como está sendo sua escolha: PROFISSÃO ou CURSO?
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments