Poucas pessoas sabem que o processo de Orientação Profissional não é voltado apenas para a escolha da graduação, e sim, que pode te ajudar de DIVERSAS formas. Por isso, resolvi trazer esse post da forma mais didática possível quanto as áreas de atuação da Orientação Profissional.
Vamos entender um pouco melhor?
Bom, quando falamos em Orientação Profissional, temos a sensação de um processo simples e raso, entretanto, é um processo complexo e totalmente direcionado para ATUAR nas demandas subjetivas do cliente. Este método tem o intuito de auxiliar o orientando na TOMADA DE DECISÕES assertivas, também a viver de forma mais adaptativa às mudanças constantes e recorrentes da vida.
Um dos principais objetivos da Orientação Profissional é promover AUTOCONHECIMENTO, não só profissional, como pessoal, afinal de contas, essas duas áreas não se excluem na prática.
Costumo dizer que este é um processo contínuo, que pode ACOMPANHAR o orientando em várias fases da vida, isto é, começando pela escolha da graduação, mudança do curso, imersão no mercado de trabalho, posicionamento de liderança, transição de carreira, preparação para aposentadoria, e de forma generalista, para aquelas que sentem-se “PERDIDAS” e querem se encontrar, ou simplesmente, criar um planejamento a curto, médio e longo prazo acerca do seu futuro, com ajuda de um Psicólogo/Orientador.
Quer saber mais, me segue no Instagram @psicologa.gisellylira, tem muito mais conteúdo de Orientação Profissional por lá.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments