Seria bom se todo mundo nascesse sabendo qual carreira seguir, não é mesmo? Mas, infelizmente, não é assim. Nesse caso, o que vale é colocar em prática algumas atitudes para se conhecer melhor e ficar por dentro das opções mais compatíveis com o seu perfil.
Veja só:
✔️Entenda a si mesmo: Talvez você ainda não tenha tido a oportunidade de refletir sobre as suas características e sonhos. Tudo bem. Existe o momento certo para tudo, e a escolha da profissão é uma excelente oportunidade para exercer o autoconhecimento.
✔️Esqueça o medo de fazer escolhas erradas: Escolher uma profissão é uma decisão e tanto. Afinal, é a sua opção de carreira para o futuro. Mas, tente não se prender demais a isso. Essa pressão pode acabar prejudicando as suas escolhas. E tenha sempre em mente que é possível tentar de novo se algo não der certo.
✔️Observe as pessoas que você admira: Ter alguém em quem se inspirar é uma boa maneira de fazer escolhas melhores. Faça uma lista dos profissionais que você admira e observe atentamente quais são as características deles. Depois, reflita: é isso que você quer para a sua vida?
✔️Pesquise bastante: Não tem como fugir desta etapa. Quem está prestes a decidir uma profissão, precisa pesquisar e muito. É preciso reunir informações não só das profissões em si, mas também do mercado de trabalho e da formação necessária.
✔️Observe o que está em alta no mercado: Se você quer melhores chances de trabalho, precisa ficar de olho no que está em alta no mercado e nas tendências. Vale frequentar feiras e eventos de empregos para se atualizar e trocar ideias com especialistas.
✔️Teste um dia de prática profissional: Quando você está quase decidido por uma carreira, o teste prático pode ser muito útil. Procure um lugar em que você possa acompanhar um dia de trabalho. Assim, você terá uma boa visão de como é a rotina da profissão.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments