Eu não sei você, mas a minha escolha profissional na adolescência foi um grande desafio. Não tinha clareza qual a profissão escolher. Muitas perguntas na cabeça, uma confusão! Quem sou eu? Do que eu gosto de fazer? Quais os meus sonhos? O que sou capaz? Será que passo no vestibular? Estou preparada? Uma cabeça cheia de dúvidas e muita angústia.
Investir numa carreira é uma tarefa complicada, mas um pouco de ordem e planejamento pode ajudar muito nesse período difícil da escolha profissional.
Algumas dicas que podem te ajudar na escolha da profissão:
1) Identificar a área de interesse na escola
Quais disciplinas você mais gosta na escola? Em quais melhor desempenho?
Não pode ser visto como algo exato, mas pode ser uma pista para sua preferência.
2) Conhecer-se com profundidade
Entender sua personalidade e conhecer suas habilidades extracurriculares. Como você se vê? Quais suas preferências? Seus valores? Como seria um ambiente de trabalho de sua preferência? O autoconhecimento é fundamental nesse processo!
3) informe-se!
Buscar informações em fontes confiáveis sobre as profissões e cursos que chamam a atenção. Qual o campo de trabalho? Que habilidades exige? Quais disciplinas vou estudar? Visite universidades, projete-se no futuro.
Seja qual for a decisão, deve-se ter em mente que a escolha da profissão não é algo para a vida toda, e que podem ocorrer mudanças no meio do caminho.
Busque o autoconhecimento, planeje e entre em ação!
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments