top of page

Como escolher o seu curso

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 14 de mai.
  • 3 min de leitura
10 coisas que você precisa pensar para poder escolher bem um curso.
10 coisas que você precisa pensar para poder escolher bem um curso.

Eu sei que é difícil escolher um curso. Eu mesma fiquei entre Psicologia e Engenharia Eletrônica, mas felizmente escolhi aquele que me fez realmente feliz: a Psicologia.

 

Então para te ajudar eu vou te contar 10 coisas que você precisa pensar para poder bem escolher o seu curso:

 

1# Se você pode e consegue fazer um curso agora

Você tem que avaliar se você tem tempo disponível para se dedicar paras aulas, para os trabalhos, para as provas e para todas as tarefas que vêm com um curso profissionalizante. Nesse momento da sua vida você consegue se comprometer com isso?

 

2# Qual é o formato do curso

Cuidado para não ir se enfiando onde você não conhece. Pesquise a grade curricular (que são as matérias), pesquise o tempo de duração (tempo mínimo e máximo), se tem ênfases (especialidades) dentro do curso e se daria para trabalhar enquanto você faz o curso (caso você tenha essa necessidade). Obviamente, essas características vão variar de instituição pra instituição.

 

3# Quais são as exigências do curso

Qual é a frequência mínima e a nota necessária para ser aprovado nas disciplinas? Como são as formas de avaliação? Tem que fazer estágio? Tem TCC, monografia ou algum trabalho final?

 

4# Como se preparar para o processo seletivo

Além de conhecer muito bem o processo seletivo que você vai fazer, tem que existir toda uma programação de estudos por trás que vai favorecer a sua aprovação.

 

5# Não pense só no curso, pense também em como vai ser a PRÁTICA PROFISSIONAL

Afinal, o curso dura só alguns anos, enquanto o dia-a-dia na profissão é o que vai durar bastante. Nunca escolha o seu caminho profissional pensando só no curso.

 

6# Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar

Em que tipo de ambiente você se sente confortável e produtivo? Com que tipo de pessoas você gosta de se relacionar? Esse curso que você está pensando vai te dar a possibilidade de trabalhar em lugares assim?

 

7# Que tipo de atividades você gosta de fazer

Nada tão importante quanto autoconhecimento pra escolher bem um curso e profissão. Que tipo de atividades você sente empolgação de fazer? E que tipo de atividades você não suportaria fazer na sua profissão? Esse curso que você está pensando vai favorecer as atividades que você gosta?

 

8# Que tipo de rotina combina com você

Como você funciona melhor? Fazendo as mesmas coisas todos os dias? Ou vivendo uma rotina bem dinâmica e variada? Você se enxerga trabalhando em finais de semana, se a sua profissão exigir? Esse curso que você está pensando vai te dar a possibilidade de ter uma rotina agradável?

 

9# O que você espera de remuneração

Aqui não adianta só pensar quanto você quer de salário na sua profissão. É preciso pesquisar bastante pra saber qual é a média salarial de quem atua na área. E aí vale investigar a média pra quem acabou de se formar, para quem está nos primeiros anos de carreira e para quem já trabalha há muitos anos na área.

 

10# Que outros retornos são importantes pra você

Além do dinheiro, que outras coisas você espera que o seu trabalho traga para sua vida? Aprendizado? Satisfação? Poder? Status? Reconhecimento? Fazer uma lista das coisas que são importantes para você ajuda muito!

 

Muita coisa pra se pensar, não é? Mas para te ajudar a pensar em todos esses pontos existe a Orientação Profissional, que utiliza várias ferramentas que vão descomplicar as suas escolhas. E aí, já podemos começar?

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page