top of page

Como cuidar da saúde mental na faculdade

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 2 de jul.
  • 3 min de leitura
13 formas de cuidar da sua saúde mental durante a faculdade.
13 formas de cuidar da sua saúde mental durante a faculdade.

O período de faculdade pode ser maravilhoso, como o tempo em que a gente ganha autonomia e vive experiências completamente novas. Mas também pode ser um período de muito sofrimento e desgaste. É por isso que eu trouxe 13 dicas pra te ajudar a manter a saúde mental durante a faculdade. Vamos lá?

 

1# Não fico feliz com isso, mas preciso te contar que muitas vezes a faculdade é um lugar de muita competição. Mas você NÃO precisa embarcar nessa, OK? Evite ficar se comparando com seus colegas, vocês têm histórias e objetivos diferentes. Lembre-se disso.

 

2# Se você se sentir sobrecarregado com a quantidade de disciplinas ou com a quantidade de atividades que você tem para fazer, saiba que você pode trancar matérias para fazer mais pra frente. Não tem nada de errado nisso. Você precisa reconhecer o seu limite e fazer algo para mudar essa sobrecarga. É mais importante você terminar o seu curso se sentindo inteiro do que terminar o curso rápido.

 

3# Aproveite outras coisas da faculdade que não estão relacionadas a estudo, como os grupos estudantis, os comitês, as viagens, os campeonatos esportivos e as festas. No período de faculdade a sua vida ainda precisa de equilíbrio: um pouco de estudo, um pouco de descanso e um pouco de lazer.

 

4# Eu disse para você aproveitar diferentes experiências da faculdade, mas também não é para extrapolar a realidade da sua agenda e fazer compromissos que você não vai conseguir cumprir. Isso é mega importante para você se sentir bem com você mesmo e com os outros.

 

5# Não se envolva em brigas de professores. Quando eu estava na faculdade isso era super comum, porque na Psicologia temos diferentes linhas teóricas. Aí os professores de uma linha teórica mal conversavam com os professores das outras linhas, e todo mundo conhecia aquela rixa histórica. Alguns alunos tomavam partido e gastavam muita energia defendendo uma briga que não era deles. Acredite, você não precisa desse tipo de confusão gratuita.

 

6# Não sofra muito com disciplinas chatas e professores ruins. Eles vão existir, mas você não precisa se prender a eles. Muita gente foca em ficar reclamando dessas experiências, mas você pode focar no fato de que eles vão ser provisórios. Disciplinas mais legais e professores melhores virão.

 

7# Como em todos os outros ambientes da vida, filtre os comentários e críticas que você recebe (seja de professores ou de colegas). Críticas construtivas devem ser aproveitadas e podem nos ensinar muitas coisas, mas críticas destrutivas não precisam ser abraçadas por você. O mesmo vale para avaliações e notas ruins. É claro que eu quero que você estude, se esforce e seja um bom estudante, mas não deixe uma nota ruim te fazer pensar que você não é uma boa pessoa ou que não vai ser um bom profissional, OK?

 

8# Não deixe para fazer as coisas de última hora. É super comum alunos que deixam pra começar o TCC no último mês, que deixam para estudar na noite antes da prova, que ignoram os trabalhos que têm para entregar. Não faça isso. A não ser que você queira massacrar a sua saúde mental.

 

9# Faça amizades! Ter relacionamentos é super importante para nos sentirmos parte. Então encontre a sua tribo e estreite laços com a sua turma. Se sentir dificuldade com os colegas de classe, busque veteranos ou até pessoas de outros cursos. É importante ter com quem contar por lá.

 

10# Faça trabalhos em grupos com pessoas que fazem bons trabalhos em grupo com você. Se você acha que não funciona muito bem fazer grupo com os seus melhores amigos, sem problemas. Peça para entrar em um grupo que vai ser melhor para você. Você precisa trabalhar com quem contribui para o seu crescimento acadêmico. E você não precisa terminar amizades por isso.

 

11# Aproveite o curso para tirar todas as suas dúvidas. É comum sairmos da faculdade com inúmeras inseguranças e ou medo de ir para prática da profissão, mas quanto mais você aproveitar esse espaço de aprendizado para REALMENTE aprender, menor vai ser essa sensação.

 

12# Faça um planejamento financeiro de possíveis gastos com o curso, afinal, finanças também mexem com o nosso emocional. É muito melhor prever quanto você vai ter de custos em cada semestre/ano do que ter que se virar de cabeça pra baixo pra bancar as despesas do curso.

 

13# Se você tá sentindo que não tá no curso certo ou que fez uma escolha profissional impensada, saiba que você pode fazer uma nova escolha. O Programa de Orientação Profissional te ajuda a fazer isso por atendimentos online, então posso te ajudar onde quer que você esteja.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page