top of page

Como avaliar se uma atividade deve ser trabalho ou hobby.

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura
Descubra se o seu interesse deve ser o seu trabalho ou apenas um hobby.
Descubra se o seu interesse deve ser o seu trabalho ou apenas um hobby.

Essa dúvida é super comum, viu...

 

"Amo livros! Devo trabalhar com Literatura ou só ler pra relaxar?"

"Adoro cuidar de idosos! Devo ser enfermeira ou só ajudar no asilo como voluntária?"

"Curto muito ficar no computador! Devo estudar Ciência da Computação ou deixar como hobby?"

 

E, sabe, não existe resposta certa pra isso. Mas, para te ajudar, quero contar a história da minha prima.

 

A Bia sempre amou desenhar. Desenhava no papel e desenhava no tablet. Depois de um tempo, comprou até uma mesa digitalizadora pra conseguir desenhar no computador. E ela sempre teve talento pra coisa. Toda a família ficava admirada com as criações dela. E aí veio o grande momento: ela terminou o Ensino Médio e precisava escolher um caminho profissional. Bateu a dúvida: "Será que desenhar deve ser o meu trabalho ou é só um hobby?"

 

Eu conversei um pouco com a Bia, expliquei que se ela fosse fazer uma faculdade na área, ela teria que seguir algumas regras. No curso de graduação você não pode simplesmente desenhar livremente. Não é só desenhar o que você tem vontade. Você precisa aprender as regras de desenho. Precisa desenhar o que os professores pedem. Precisa ficar dentro da proposta. Até os gênios mais criativos nas artes tiveram que aprender as regras artísticas antes de passarem paras suas criações livres. E aí eu falei pra Bia: "Fazer isso profissionalmente não vai ser igual desenhar livremente. Você vai ter que passar por um aprendizado formal. Está afim de fazer isso? Você vai conseguir se relacionar bem com o desenho mesmo tendo que seguir regras que alguém determinou? Está afim de ter que lidar com cliente? De ter que desenhar com prazos? De ter que fazer vários desenhos em um único dia?".

 

Ela entendeu o que eu queria dizer. Mesmo que no futuro ela desenhe como ela bem quiser, para se formar na área ela teria que passar por alguns caminhos rígidos. E se ela mantivesse o desenho apenas como hobby, isso não aconteceria. "É, eu estou afim sim! Estou disposta a aprender as regras e até a desenhar coisas impostas!".

 

Beleza. Então ela foi estudar Design e está se preparando pra trabalhar profissionalmente com isso.

 

Mas se a Bia tivesse pensado: "Quer saber? Eu gosto mesmo é de desenhar o que eu quero. Gosto de ser livre, não me importo com as regras. Não quero ter prazo para desenhar. Quero fazer isso só para relaxar". Aí o desenho seria só um hobby na vida dela.

 

Percebe a diferença? Para avaliar se um interesse que você tem deve ser seu trabalho ou seu hobby, você tem que se perguntar se tá disposto a aprender as regras daquele interesse ou se você quer apenas usar ele livremente como uma atividade de relaxamento.

 

Nesse outro post aqui, eu explico o que você tem que avaliar na hora de decidir qual vai ser a sua profissão. Vale a pena dar uma conferida.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page