As duas maiores barreiras pra quem faz escolhas
- gisellylira

- 5 de nov.
- 3 min de leitura

Não estou dizendo que são as únicas dificuldades que existem, Ok? Mas são as mais difíceis de enfrentar.
1. A maior dificuldade para quem está escolhendo uma profissão pela primeira vez é nunca ter trabalhado. Porque isso faz com que a gente não saiba exatamente como é trabalhar, nem como funciona o mercado de trabalho, nem como os profissionais interagem entre si. E aí temos que fazer uma escolha com base na nossa imaginação. Imaginando como é fazer aquela atividade... Imaginando como é ir trabalhar todo dia naquele ambiente... Imaginando quais serão os desafios enfrentados...
Infelizmente, no Brasil a gente ainda não tem a cultura de experimentar trabalhos antes desse momento chegar. É raro os jovens que fizeram Ensino Técnico junto com o Ensino Médio. Ou que fizeram algum trabalho voluntário antes de terminarem o 3º ano. Ou que foram nos escritórios dos seus pais acompanhar um dia de trabalho. Ou que visitaram empresas com a escola. É muito raro. E, mesmo com essas experiências, não teria dado para experimentar um monte de profissões para poder avaliá-las de forma mais realista.
A minha maior dica para superar essa dificuldade é: converse com o maior número possível de profissionais. Tire suas dúvidas com pessoas que já estão no mercado de trabalho. Se der, peça pra acompanhar um dia de trabalho delas. Ouça pessoas reais falando sobre os desafios que elas enfrentam no dia-a-dia. Não dá para confiar só no que as séries, os filmes e as novelas mostram sobre as profissões – aquilo ali é fictício e pode aumentar ainda mais a distância entre a sua imaginação e a realidade.
O mais importante pra essa primeira escolha profissional é colocar o pé no chão e observar como realmente são os trabalhos na atualidade.
2. Já os mais experientes, que já escolheram uma profissão ou já tiveram um trabalho na vida, não enfrentam tanto esse problema. Afinal, já experimentaram o mercado de trabalho na pele, já passaram pela experiência de acordar todos os dias sabendo que tinha um trabalho à espera. Só que, quando essas pessoas querem escolher um outro caminho profissional – mudar de profissão, empresa ou área –, surge outra grande dificuldade: a falta de confiança em si. Nesse outro texto, eu já expliquei porque essa falta de confiança aparece, mas, de forma resumida, o problema é que surgem aqueles pensamentos: “Eu não estou feliz hoje porque não soube escolher direito lá atrás! Que belo desastre eu fiz na minha vida! Eu não soube escolher um bom trabalho antes, então também não vou conseguir escolher agora!”.
Infelizmente, essa pessoa não está realizada no trabalho atual (talvez nunca esteve), mas isso não é motivo pra se autocriticar. Afinal, esse trabalho existe hoje porque foi o que deu pra escolher antes – com os recursos e conhecimentos que existiam. E como nós mudamos com o passar do tempo, é bem possível que nossos objetivos e interesses profissionais também tenham mudado, o que pode fazer a gente desejar outro caminho profissional. É a vida.
A nossa maior dica pra superar esse medo do novo fracasso é: pare de se culpar pelas suas escolhas passadas. Seria impossível ter feito uma escolha com a cabeça que você tem hoje, porque antes você não tinha todos esses conhecimentos e aprendizados. Não é justo julgar sua versão de 17 anos se agora você tem 18, 25, 32 ou 59 anos, sabe? E uma boa forma de fazer do limão uma limonada é abraçar a sua história, olhando para trás e buscando entender o porquê você fez o caminho que você fez. Isso vai fazer nascer no seu coração compaixão e carinho por você mesmo.
O mais importante para essa nova escolha profissional é entender como as etapas passadas da sua vida aconteceram e avaliar o que você quer fazer diferente de agora em diante.
Sei que isso já ajuda a lidar com os dois grandes problemas da escolha profissional. Mas, como eu disse, essas não são as únicas dificuldades que existem na hora de decidir nossa rota profissional. Para falar sobre as outras dificuldades que podem te atrapalhar, você pode procurar ajuda na Orientação Profissional, que é um processo que auxilia pessoas a tomarem decisões conscientes sobre suas escolhas de carreira, promovendo autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a compreensão do mercado de trabalho.
Te convido a conhecer a Orientação Profissional clicando aqui e marcando uma sessão experimental.
Se gostar, lembra de encaminhar pra um amigo que também precisa desse conteúdo, OK?
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198






Comentários