top of page

O maior problema na hora de escolher (de novo).

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 22 de out.
  • 3 min de leitura
Quando você escolhe de qualquer jeito, seu problema vira um problemão.
Quando você escolhe de qualquer jeito, seu problema vira um problemão.

Quando atendo pessoas que querem escolher um novo caminho profissional, percebo um sentimento em comum em todas: o sentimento de que não confiam mais nelas mesmas.

 

Já explico.

 

Antes, quero apenas comentar que não gosto muito de falar que alguém “refaz” a escolha profissional. Afinal, ninguém volta no passado para refazer uma escolha antiga. O que acontece é que a pessoa fez uma escolha no passado e agora faz uma nova escolha. Também não gosto muito de chamar esse processo de “reescolha”, afinal, estivemos a vida inteira escolhendo coisas. E se toda vez que viesse uma nova escolha fôssemos acrescentar um “re” no começo da palavra, quando somos adultos já estaríamos fazendo rererererererererere(...)escolhas. Então, como gosto de simplificar, costumo apenas chamar esse processo de mudança de caminho de "escolha profissional".

 

Mas voltemos ao sentimento em comum...

 

Todo mundo que precisa fazer uma escolha profissional está com um problema em mãos, concorda? A pessoa precisa avaliar os caminhos e decidir qual vai perseguir. Isso é desafiador por si só.

 

2 tipos de pessoas:

  • Existem as pessoas que pensam bastante antes de tomar a decisão, buscam a ajuda de especialistas e analisam as características de cada caminho.

  • Existem as pessoas que fazem a escolha de qualquer jeito, esperando que o caminho se vire pra ser satisfatório.

 

2 tipos de resultado:

  • Quando o caminho se mostra insatisfatório, também podem acontecer duas coisas. A pessoa pode ficar com pavor de mudar tudo, e então decide continuar naquela jornada desagradável mesmo.

  • Ou a pessoa pode decidir respirar fundo e recalcular a rota.

 

As pessoas que decidem recalcular a rota me procura dizendo que, se antes escolher um caminho profissional era um problema, agora isso virou um baita problemão. E virou um problemão por 5 motivos:

  1. A pessoa sente que "perdeu" tempo na vida.

  2. Ela sente que investiu muita energia pra algo que não deu resultado.

  3. Ela sente que gastou muito dinheiro com algo sem sentido.

  4. Ela sente que decepcionou as pessoas.

  5. A pessoa começa a acreditar que não é capaz de escolher (afinal, ela sente que “errou” na escolha anterior, e que isso é uma prova da sua incapacidade de escolher bem)

 

O 5º motivo, é, com certeza o pior, mais comum e mais cruel de todos!

 

E eu vou te falar... A maioria das pessoas que eu conheço começam até a generalizar essa falta de confiança pra outras áreas da vida, e começam a acreditar que também são incapazes de escolher bem seus relacionamentos, seus amigos, suas roupas, suas comidas, suas viagens, e até os presentes que vão dar. E isso é muito, muito, muito sério.

 

Afinal, quando a gente acha que não é capaz de alguma coisa, a gente nem se esforça para fazer bem feito (como se não fosse adiantar mesmo).  E aí, esse sentimento de fracasso começa a se arrastar por todos os pensamentos, fazendo a pessoa sentir que perdeu tempo, oportunidades, etapas da vida, dinheiro, apoio, admiração, conexão, ânimo e saúde mental.

 

Mas eu preciso te dizer: eu não quero que você comece a duvidar de você mesmo.

 

Apesar de ser desafiador lidar com um problemão desses, fazer uma nova escolha profissional é super possível e pode ser feito a qualquer momento. Talvez você só precise de apoio e de um empurrãozinho pra fazer as mudanças que você deseja na sua jornada.

 

E estou aqui pra ser seu apoio: esteja você fazendo uma escolha, uma reescolha, uma rereescolha, uma rererer(...)... Estou aqui.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page