Alguém me explica o que é um orientador profissional?
- gisellylira

- 29 de out.
- 3 min de leitura

Que raios é um Orientador Profissional?
Orientador Profissional é a pessoa que pode te ajudar a fazer escolhas profissionais ao longo da sua vida. Ele não ajuda só jovens saindo do Ensino Médio, mas também universitários que querem mudar de curso, adultos que querem fazer transição de carreira, idosos que querem se preparar pra aposentadoria, etc. Pintou uma decisão profissional no caminho? O orientador pode ser um grande apoio nesse momento.
É a mesma coisa que "Orientador Vocacional"?
Alguns orientadores usam o termo "vocacional", mas não gosto dessa palavra, que faz pensar em "vocação" e "teste vocacional", duas coisas que não fazem mais sentido na realidade profissional de hoje.
Só os psicólogos podem fazer esse tipo de Orientação?
Não. Pessoas com diferentes formações podem estudar Orientação Profissional e se tornarem bons orientadores (se se prepararem bem pra isso). Mas, como orientadora psicóloga, eu posso dizer que os psicólogos que fazem esse trabalho conseguem fazer uma análise bem profunda sobre o seu emocional e a sua saúde mental durante um trabalho de orientação.
Mas, mesmo que o orientador seja psicólogo, Orientação Profissional é diferente de Terapia! O foco da OP é te ajudar a pensar nos seus próximos passos profissionais, é um trabalho com começo, meio e fim.
Vou falar com o Orientador Profissional só sobre trabalho?
Provavelmente não, afinal, não existe uma caixinha isolada na nossa vida chamada profissão. O seu trabalho se relaciona com vários outros acontecimentos da sua vida, então é bem possível que vocês conversem sobre sua trajetória, sua família, seus sonhos, seus medos, seus hobbies, suas realizações, as coisas que foram difíceis pra você... sempre com o objetivo de pensar no seu futuro profissional.
Por que eu preciso de uma pessoa assim quando eu for tomar decisões profissionais?
Você não é obrigado a falar com um Orientador Profissional, mas vai ser bem mais fácil fazer escolhas com o apoio de alguém que tem preparação e ferramentas que te ajudem a olhar pro seu passado, pro seu presente e pros seus objetivos de futuro.
O Orientador Profissional sabe tudo sobre todas as profissões?
Você acha isso humanamente possível? O orientador também não sabe tudo o que vai acontecer no mercado de trabalho daqui para frente, porque infelizmente a bola de cristal ainda não existe. Mas, se ele for um profissional dedicado, vai estar bem informado sobre tendências, possibilidades e mudanças nas profissões – além disso, o orientador te ajuda a investigar mais os caminhos profissionais que te interessam.
O Orientador Profissional usa testes?
Alguns sim, outros não. Eu utilizo, em alguns casos, como uma ferramenta que irá auxiliar durante o processo de Orientação Profissional. Mas também te ajudo a fazer um baita mergulho em você e nos seus projetos com um bom papo e com ferramentas criativas que têm a ver com as suas necessidades.
Como acontece a Orientação Profissional, no final das contas?
A forma mais conhecida de Orientação Profissional hoje no Brasil são os atendimentos (presenciais ou online) entre você e o orientador. Às vezes, os atendimentos são inclusive em grupo, e podem ter outras pessoas participando do processo de orientação junto com você.
O número de encontros e o tempo de duração depende da forma de trabalho de cada orientador. Eu trabalho com 10 encontros com duração de 1 hora (atendimento individual) e 2 horas (atendimento em grupo).
Tudo isso, é claro, está embasado:
No meu conhecimento de Orientação Profissional.
No meu desejo de descomplicar suas escolhas de forma fácil.
Na necessidade de fazer uma orientação cheia de criatividade.
Se não souber como fazer sua escolha profissional, estou aqui para ajuda-los a escolher. Clique aqui e agende uma sessão experimental.
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198






Comentários