Há um leque muito diversificado de opções de carreira hoje em dia, além dos variados e novos cursos universitários temos os técnicos e as especializações oferecidas com o ensino médio.
Essa diversificação provoca dois fenômenos: a dificuldade de escolher uma carreira diante de tantas opções como também a percepção e a importância de buscar por uma carreira que faça sentido com os reais desejos e aptidões.
Mas, é possível escolher a profissão certa já na adolescência? É preciso rever um ponto básico que deve ser considerado na hora da escolha da profissão: que tipo de sentimento desperta ao pensar na profissão?
O jovem precisa fazer esta reflexão para ter consciência se possui habilidades e potencialidades que favoreçam a escolha. Ter afinidade com a área é primordial para o sucesso e mais uma vez será necessário fazer pesquisa, conhecer particularidades da área para avaliar se é compatível com os desejos.
A felicidade deve ser a prioridade do adolescente enquanto busca informações sobre seu futuro. Portanto, pressionar a fazer a escolha não ajudará. Respeitar o tempo de cada pessoa é um bom começo para o sucesso futuro, pois a escolha da profissão é só o começo do resto da vida de um jovem.
Se precisar de ajuda, pode contar comigo. Estou aqui para te ajudar a clarear sua mente e fazer uma escolha mais segura.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments