Quer escolher a carreira de forma mais consciente?
Siga essas dicas:
Busque Autoconhecimento – conhecer suas potencialidades, habilidades, interesses, fragilidades, entre tantos outros atributos é fundamental.
Observe quem influencia sua escolha – Nesse momento de escolha do curso universitário é comum escutarmos opiniões das pessoas mais próximas e, muitas vezes, essas opiniões influenciam diretamente, positivamente ou negativamente na escolha.
Com quem você se identifica – Mesmo que você não perceba você é influenciado pelas pessoas que você admira.
Quais as disciplinas você mais gosta na escola – Você não vai estudar nem trabalhar com as matérias estudas durante o ensino médio, mas se você escolhe uma profissão que tem como leitura os assuntos de seu interesse, isso facilita na sua adaptação.
Pense na vida que quer ter depois da faculdade – Observe o que é importante para você, como quer estar na vida adulta, como quer estar vestido, os lugares que quer frequentar, na cidade que quer morar e principalmente quais são seus valores. O curso que você escolher tem que estar inserido nesse contexto.
Converse com profissionais bem sucedidos – Um profissional bem sucedido irá falar dos momentos gloriosos da profissão, mas também trará todos os desafios e dificuldades enfrentadas por ele para chegar onde chegou.
Se informe sobre tudo – É muito importante ler sobre as profissões, sobre as diferentes faculdades, participar de feiras de profissões promovidas pelas universidades.
Acredite no seu potencial – Não tenha medo de escolher. Mesmo que se arrependa do curso escolhido isso não será um erro, mas sim, um aprendizado de por onde você não quer ir.
Quer Saber mais? Que tal agendar uma sessão para conversar sobre isso!
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments