top of page

Você quer seguir uma profissão para ajudar as pessoas?

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 27 de ago.
  • 3 min de leitura
Se você quer ajudar as pessoas no seu trabalho, você precisa ter essa chacoalhada.
Se você quer ajudar as pessoas no seu trabalho, você precisa ter essa chacoalhada.

Já perdi as contas de quantas pessoas me contaram que querem seguir a carreira de médico para ajudar as pessoas. E para muitas delas eu já perguntei: “O que mais te chama atenção na Medicina? Por que você se encantou por isso?”. E a resposta de várias é: “Ah, é só isso. Por causa da possibilidade de ajudar os outros”.

 

Inclusive, já falei com vários pais que também querem que seus filhos sejam médicos porque “é lindo ajudar as pessoas”.

 

E aí eu percebo que, em algum momento, a nossa cultura estabeleceu que curar doenças = ajudar as pessoas = Medicina.

 

Mas, sabe, não são só os médicos que ajudam as pessoas. E curar doenças não é a única forma de ajudar (nem de cuidar de) alguém.

 

As pessoas têm a ideia que apenas “profissões de humanas” servem para cuidar de pessoas. Só que não é bem assim. A gente não pode esquecer que as pessoas trabalham justamente para facilitar a vida umas das outras, para resolver os problemas do mundo. E, por causa disso, todas as profissões “ajudam as pessoas” de algum jeito.

 

Veja só...

 

O padeiro que acorda às 3h da manhã para fazer o pão tá cuidando das pessoas quando faz isso. Ele vai trabalhar e seu trabalho garante que a fome de muita gente seja saciada pela manhã.

 

O programador que se senta à frente do computador às 21h para começar a desenvolver um aplicativo tá cuidando das pessoas quando faz isso. Ele vai trabalhar e seu trabalho garante que algum problema novo seja resolvido com aquele software.

 

O engenheiro que chega no escritório às 9h para aprovar o projeto de um condomínio tá cuidando das pessoas quando faz isso. Ele vai trabalhar e seu trabalho garante que aquele prédio não caia quando estiver em funcionamento.

 

E o que falar então dos professores? Tem profissional que ajuda mais as pessoas do que esse?

 

Tomara que aqui já tenha dado para perceber que “ajudar as pessoas” é algo que pode ser concretizado em todas as carreiras (cada uma de um jeitinho diferente).

 

E para que o caminho escolhido realmente seja Medicina, é importante que outras coisas da Medicina chamem a sua atenção além de “ajudar as pessoas”. Por exemplo: gosto de instrumentos cirúrgicos (e Medicina também contempla isso), gosto de ambientes hospitalares (e Medicina também contempla isso), quero ter muita carga horária de trabalho (e Medicina também contempla isso).

 

A profissão que você escolher vai te trazer satisfação se ela corresponder a várias coisas que você quer na sua vida profissional, e não somente a uma coisa como “quero ajudar as pessoas”. Porque, veja, se for só essa vontade que você quer atender, talvez existam caminhos mais simples para atingir essa vontade, entende?

 

Nesse outro artigo aqui, a gente fala o que você precisa avaliar antes de escolher sua profissão. Faça o exercício que tá lá e depois avalie se a profissão que você tá considerando é a melhor alternativa pra trazer o futuro profissional que você deseja.

 

Mas se avaliar tudo isso sozinho estiver muito difícil, é claro que você também pode contar comigo para te ajudar a descomplicar essas escolhas.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page