Quantas profissões devo avaliar antes de escolher?
- gisellylira

- 12 de nov.
- 2 min de leitura

Quando vamos fazer uma escolha profissional, precisamos de 3 coisas:
Autoconhecimento: nos conhecer melhor e entender qual futuro queremos viver.
Informação profissional: descobrir quais são as opções de caminho e quais deles têm mais a ver com nossos objetivos.
Decisão e planejamento: optar por um caminho e organizar os passos para chegar até lá.
Acontece que na parte 2, que é quando avaliamos quais caminhos podem ser interessantes para nós, vem aquela confusão: “E agora? Eu preciso olha para todas as profissões que existem no Brasil? Preciso pesquisar sobre TODAS elas? Ou é melhor focar só em algumas? Como vou saber quais são as que têm a ver comigo?”
Bom, depende do seu caso...
Se você tem inúmeros interesses e adora vários assuntos diferentes no mundo, pode ser realmente importante avaliar uma lista grande de profissões (que abarquem esses assuntos, é claro).
Ex.: “Hmmm... penso que eu poderia trabalhar com música, mas também adoraria atividades de audiovisual, administração ou algo relacionado à saúde física.”
Nesse caso, as possibilidades realmente são muitas, e aí vale a pena pesquisar a fundo várias profissões para entender as diferenças entre elas e como elas poderiam atender os seus interesses.
Mas se você já sabe que gostaria de trabalhar com um assunto específico, precisa observar se não está mantendo uma grande lista de opções variadas só pelo medo de abrir mão de algumas opções e fechar portas.
Ex.: “Eu já entendi que quero trabalhar com arquitetura e decoração, mas ainda estou mantendo Psicologia, Geologia, Moda e todas as profissões que trabalham com comunicação como opção. Vai que eu mude de ideia, né?”
Nesse caso, o melhor seria focar em profissões que realmente podem te dar a possibilidade de trabalhar com os temas de trabalho que você já selecionou. Manter opções desinteressantes só pelo medo de fechar portas pode tumultuar sua avaliação sobre as profissões que realmente estão alinhadas com seus objetivos.
Inclusive, acho que para os dois tipos de caso, esse outro texto pode ajudar: “Como abrir mão de profissões que também te interessaram”.
E aí pode surgir a pergunta: “Ok, entendi que preciso filtrar as profissões que vou pesquisar baseado naquilo que eu busco em um trabalho. Mas ainda não tenho certeza do que eu quero no meu caminho profissional. Não sei direito qual assunto me interessa, nem quais atividades eu quero fazer profissionalmente, nem em quais ambientes eu gostaria de trabalhar.”
Não se preocupe, isso é completamente normal. Afinal, não nos falaram que era importante pensar nisso.
E a boa notícia é que eu posso te ajudar a definir as características que você deseja no seu trabalho! E depois que essas características estiverem claras para você, vai ser muito mais fácil entender qual profissão vai trazer realização para sua vida.
Te convido a conhecer a Orientação Profissional clicando aqui e marcando uma sessão experimental.
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198






Comentários