Somos obrigados a tomar decisões o tempo todo em nossa vida. Desde o que tomar no café ou que roupa vestir, fazemos escolhas conscientes ou não.
E quando se trata de uma escolha profissional, estou tomando uma decisão que definirá o rumo da minha vida. Então, quando eu escolho um caminho, estou abrindo mão de outras infinitas possibilidades. Isso por que: Toda escolha implica em uma perda. Por isso, é tão difícil tomar decisão.
Quando eu escolhi ser psicóloga, eu abri mão de ser médica, dentista, veterinária, dentre infinitas possibilidades de profissões. E acredite, se tem uma coisa que não gostamos, é de perder. Quando se trata de profissão, então, cada caminho a ser seguido nos levará a uma vida completamente diferente.
O que pode amenizar um pouco essa angústia é refletir: não existe caminho certo ou errado. Todo caminho terá seus prazeres, realizações e conquistas, mas também terá decepções, frustrações e desafios.
Sendo assim, precisamos escolher o caminho que consiga equilibrar melhor essas duas questões e que seja mais alinhado com o nosso propósito e com os nossos valores.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments