Parece que meus pais não ligam para minha escolha
- gisellylira

- 15 de out.
- 2 min de leitura

Já falei nesse outro texto, mas é sempre bom repetir: a sua família quer o seu bem. E isso faz com que alguns pais decidam ficar de fora da escolha profissional dos filhos, porque eles não querem “atrapalhar” a escolha, não querem “forçar a barra” nem “pressionar”.
Então, sim, existem as famílias que não se envolvem muito na escolha porque acreditam que essa é a melhor forma de contribuir para que esse momento seja tranquilo.
Mas a gente sabe que, se os pais exigem uma profissão, isso atrapalha a escolha dos filhos. E se os pais não se envolvem de jeito nenhum na escolha, isso atrapalha os filhos também.
Porque quando estamos tomando uma decisão importante, a gente não quer que ninguém exija qual deve ser a nossa escolha, mas também não queremos nos sentir abandonados. Sempre queremos trocar ideia com alguém, poder compartilhar as nossas inseguranças, dúvidas e descobertas. É por isso que ter familiares que se envolvem na sua escolha profissional para apoiar (e não pra fazer exigências) é tão legal!
Quando a gente sabe que pode conversar sobre as nossas opções com a nossa mãe/pai/tio, ou que pode fazer pesquisas junto com o nosso irmão/prima/avô, nos sentimos seguros nesse processo de escolha e sentimos que temos com quem contar.
É por isso que, se parece que sua família não liga pra sua escolha profissional, você precisa avaliar 3 pontos:
Isso está me incomodando? Eu gostaria que eles conversassem mais comigo e me ajudassem nesse processo?
Eles estão afastados porque acreditam que essa é a melhor forma de me ajudar?
Eles estão afastados porque também não sabem como lidar com a escolha profissional?
Você pode mostrar para essas pessoas que é importante para você que elas conversem com você nesse processo, que você quer que elas se aproximem mais dessa situação e que você quer saber o que elas pensam sobre tudo isso. Seus pais podem ficar aliviados ao saber que você quer que eles estejam por perto, e a relação de vocês vai ficar bem mais fácil.
Mas se vocês chegarem à conclusão que precisam ainda do apoio de algum especialista em escolhas profissionais, esse vai ser um ótimo momento de pedir ajuda, está bem?
Fico muito feliz quando faço Orientação Profissional e estou aqui para apoiar da forma que vocês precisarem.
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198






Comentários