top of page

Nenhum trabalho no mundo é um mar de rosas

  • Foto do escritor: gisellylira
    gisellylira
  • 17 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Você vai enfrentar vários momentos ruins (venha ver o motivo).
Você vai enfrentar vários momentos ruins (venha ver o motivo).

É claro que vamos ter experiências boas e ruins na nossa jornada profissional. É claro que queremos aproveitar ao máximo as experiências boas e tirar aprendizados ricos das experiências ruins, mas, olha... alguns momentos dessa jornada são simplesmente duros, viu. Momentos em que não tá tudo bem. E isso vai acontecer em qualquer profissão.

 

Tem tanto os dias que são desagradáveis, quanto os períodos de tempos desagradáveis (que podem durar semanas e até meses). Infelizmente isso também faz parte da vida, e precisamos falar disso sim (aqui entre nós e com outras pessoas também). Porque se não conversamos sobre isso, sabe o que vai acontecer?

 

Vamos ficar acreditando que a jornada profissional é sempre incrível e sempre traz maravilhas para nossa vida. Vamos ficar acreditando que todo mundo passa todos os dias saboreando as delícias do caminho profissional que escolheu. E aí, na hora que um período mais duro surgir na nossa frente, vamos acreditar que tem algo errado com a gente. Ou que fizemos alguma besteira. Ou que a culpa é nossa. Ou que somos amaldiçoados. Ou que estamos sendo castigados. Ou coisas desse tipo.

 

O perigo de acreditarmos que coisas ruins acontecem só com a gente é que isso nos faz acreditar que nós fracassamos. E você sabe como a ideia de “fracasso” é pesada na nossa sociedade, né?

 

Então vamos entender alguns pontos importantes sobre a vida:

  • Se escolhemos bem nosso caminho profissional, ele vai ser um caminho incrível, mas também vai conter períodos difíceis e desagradáveis (faz parte).

  • Os períodos difíceis e desagradáveis não são uma prova de que fracassamos (eles acontecem mesmo, com todo mundo).

  • Não precisamos fingir que está tudo bem quando os períodos difíceis e desagradáveis surgem (precisamos é pedir ajuda para quem pode nos apoiar).

  • Às vezes, os períodos difíceis e desagradáveis acontecem por acontecimentos profissionais (ex.: mudança de liderança na empresa em que você trabalha), outras vezes, são provocados por acontecimentos externos (ex.: adoecimento de algum familiar que precisa da sua atenção).

  • Quando os acontecimentos difíceis e desagradáveis acontecem, precisamos buscar formas de cuidar de nós e da nossa saúde mental e de diminuir a nossa autoexigência.

 

Sério que não dá pra fugir disso!

 

Mas é claro que vamos te dar uma notícia boa também...

 

Pense aí em um momento duro que você enfrentou na sua vida (pode ter durado só um dia ou um período maior de tempo).

 

Agora responda: você sobreviveu a esse período difícil?

 

Parece que sim! Ótimo! Se você sobreviveu, essa é a maior prova do mundo de que você sobrevive a situações desafiadoras, e você vai continuar sobrevivendo.

 

Lembrar que os momentos difíceis não te destroem é algo que vai ser importante para você até o final da sua vida, mas é claro que você vai fazer de tudo para fazer a melhor escolha profissional possível para você! Vem cá que eu te ajudo.

 

Giselly Lira

Psicóloga | Orientadora Profissional

CRP 05/21198

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page