Um processo de Orientação Profissional poder ser entendido nessas etapas fundamentais.
1) Autoconhecimento: Você já parou para pensar quais são seus maiores talentos? Quais palavras o definiria? Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais suas habilidades? Que atividades se identifica? Ou ainda, quais papéis desempenha, e dentre eles a importância do trabalho na sua vida?
2) Exploração de Alternativas: Realizar um mapeamento de habilidades para relacionar com as possibilidades de cursos não é uma tarefa fácil, pois pode trazer muitas dúvidas. Surgindo pensamentos como "não sei o que fazer" ou "gostaria de fazer dois cursos muito diferentes". Costumo orientar para que se faça um exercício de reflexão tentando se colocar no lugar do profissional que executa determinadas funções e pensar na sua rotina e levar isso em conta na hora da tomada de decisão.
3) Conhecimento das Profissões: Você sabe quais cursos universitários estão disponíveis nas universidades brasileiras? Você conhece as possibilidades de carreira para os profissionais formados nas áreas do seu interesse? Uma boa escolha precisa de informação. Portanto, certifique-se de ter Informações sobre as Profissões antes de tomar qualquer decisão. Pesquise, leia, converse!
4) Definição de Metas: Crie planos de carreira realistas e alcançáveis. Isso envolve a definição de metas, a identificação de etapas necessárias para atingir essas metas e o desenvolvimento de um plano estratégico para avançar na carreira.
5) Planejamento: Na OP você coloca seus objetivos no papel, constrói uma lógica de ações, com metas e prazos, garantindo a sua execução para o atingimento do que é desejado por você.
6) Implementação: O planejado não pode ficar no papel. Conhecer na prática áreas e atividades para compreender melhor o próprio desejo de estar nela ou não. Ela vai te ajudar na reflexão e na tomada de decisão sobre qual caminho seguir ou qual escolha fazer.
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments