Como enfrentar seus medos profissionais
- gisellylira

- 30 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Você, assim como qualquer pessoa, tem medos profissionais. Mas já reparou que o medo é sempre de um problema que imaginamos que vai acontecer? Nunca é um medo de um problema que já existe, de algo que a gente já está aqui enfrentando no dia-a-dia.
O medo é a soma da nossa imaginação com a nossa ansiedade: ficamos imaginando que algo vai dar ruim, muito ruim.
Imaginação + ansiedade = medo
E muitas vezes, quando o problema vem, ele nem é tão assustador quanto a gente imaginava, nem é tão terrível assim. Ele é desafiador, mas pode ser enfrentado. Assim como vários outros desafios que já superamos na vida.
Mas como a gente sabe que é desagradável ficar sentindo o medo e que é ruim ficar repassando essa ansiedade na nossa mente, aqui vai a maior dica para você acalmar seu coração: você precisa dar nome ao seu medo (explicar pra você mesmo o que é que está te assustando) e descobrir pelo menos uma estratégia pra enfrenta-lo.
Porque quando a gente percebe que existe pelo menos uma arma que dá para usar contra esse monstro, a ansiedade já diminui e já nos sentimos mais poderosos na nossa própria vida.
Segue um bom exercício para os medrosos (ou seja, todos nós):
Escreva o seu medo no papel.
Escreva qual é a pior coisa que vai acontecer na sua vida se isso realmente acontecer (nesse segundo passo já dá para ver que se o medo se concretizar não vai ser o fim do mundo, como às vezes imaginamos).
Escreva três estratégias para enfrentar esse medo.
Escreva qual é o primeiro passo de cada estratégia.
Dê o primeiro passo e aproveite a energia liberada para continuar dando os próximos passos.
Exemplo:
MEDO: Tenho medo de não ser aprovado na faculdade no final do 3º ano e ter que fazer cursinho, vou ficar para trás, e meus pais vão ficar decepcionados e vamos gastar grana com o cursinho.
PIOR COISA: A pior coisa é que vou levar um ano a mais para entrar na faculdade e vou ter que economizar em saídas e viagens para pagarmos o cursinho.
ESTRATÉGIAS:
1. Descobrir a nota de corte do curso em que quero entrar e fazer simulados para treinar bastante e alcançar essa nota ainda esse ano. (Primeiro passo: olhar a nota de corte do curso nessa faculdade nos últimos anos).
2. Economizar um pouco de grana desde agora para evitar ir para o cursinho e prejudicar as contas daqui de casa (Primeiro passo: ao invés de sair a cada final de semana, sair só a cada 15 dias).
3. Entender que não estou em uma corrida com os meus amigos. Não preciso fazer essas comparações que ao invés de me motivar só me deixam chateado. (Primeiro passo: dizer para os meus amigos que estou torcendo pela aprovação deles e pedir o apoio deles também).
Gostou do exercício antimedo? Então encaminha essa ajuda pra um amigo que anda todo ansioso sobre o futuro!
Giselly Lira
Psicóloga | Orientadora Profissional
CRP 05/21198






Comentários