Você está em dúvida sobre sua escolha profissional? Então, reflita, a partir desse checklist, que eu preparei para lhe dar mais clareza no momento da decisão.
Quanto você se interessa pela área? - Os assuntos tratados pela área por si só precisam despertar sua curiosidade e a vontade de se aprofundar nos temas de forma prática e teórica. A motivação é o combustível para você se destacar, alcançar seus sonhos e objetivos profissionais.
Você se identifica com a ROTINA da profissão? - Por mais apaixonante que seja uma profissão, todas tem uma rotina. Descobrir como é o dia a dia da profissão que pretende escolher é importantíssimo para não se frustrar mais tarde.
Suas qualidades serão exercitadas no dia a dia da profissão? - Será super frustrante se você tiver uma profissão que não lhe dê oportunidade para usar seus talentos e habilidades. A longo prazo, a insatisfação crescente poderá levá-lo a um baixo desempenho no trabalho, pouco reconhecimento e até desencadear doenças físicas e mentais.
Escolheu sua profissão porque se inspirou em alguém? - muitas vezes a escolha profissional é determinada pela convivência e admiração com alguém de determinada área. Mas se não houver AUTOCONHECIMENTO, isso pode camuflar seus reais interesses e ocasionar uma má escolha.
Salário foi seu único motivador? - Não que o salário não seja algo importante, afinal ele garantirá sua sobrevivência. Mas ele deve ser considerado apenas UMA DAS recompensas por um trabalho realizado com paixão, dedicação e profissionalismo. Não será ele que dará significado em seu trabalho. Se vc fizer dele o aspecto mais importante se tornará extremamente complicado administrar isso no dia a dia.
Viu como os sinais são fáceis de serem percebidos?
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments