Durante o processo de escolha profissional, podemos cair em algumas armadilhas que precisamos compreender. Vem comigo que vou te contar as quatro mais comuns!
1) Ingressar em uma faculdade para atender as necessidades dos pais, mas não as suas. Vish.... essa é comum demais! Claro que os pais querem o melhor pra você, mas é importante distinguir quais são os seus sonhos e quais são os sonhos dos seus pais que são projetados em você. Um bom diálogo é fundamental para alinhar essas expectativas.
2) Não aprofundar na pesquisa sobre uma profissão. Somos bombardeados por “crenças falsas” sobre as profissões o tempo todo. Filmes, séries, novelas, nos apresentam uma ficção que não diz respeito ao que de fato o profissional daquela área faz. Uma pesquisa aprofundada, com o máximo de detalhes, é fundamental no processo de escolha.
3) Não ter clareza sobre seus objetivos. Os objetivos e planos mudam ao longo da vida, e isso é normal. Porém, para quem não sabe onde quer chegar, todo caminho está errado. Ao escolher uma profissão, como você se imagina
daqui 5 anos? E 10 anos? O que você pode fazer atualmente para alcançar esses objetivos?
4) Pensar apenas na disciplina favorita. Obviamente, as disciplinas favoritas dizem muito das nossas aptidões. Uma pessoa que detesta Matemática dificilmente se daria bem em um curso que envolve Exatas. Mas existem outras questões a serem consideradas, como: Perfil comportamental, condições de aprimorar as habilidades durante o curso e oportunidade de emprego.
Me conta, você caiu em algum desses erros na escolha profissional?
Giselly Lira
Psicóloga e Orientadora Profissional
CRP 05/21198
Comments